
Formação
Base
Cláudia Saramago de Carvalho Marques dos Santos Cordovil
Natural de Lisboa, nascida a 12 de Setembro de 1965, filha de António Bruto da Costa Marques dos Santos, Engenheiro Agrónomo, e de Teresa do Rosário Pinheiro Saramago de Carvalho Marques dos Santos, casada e residente em Lisboa. Actualmente Professora Auxiliar do Departamento de Ciências e Engenharia de Biossistemas do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e membro integrado do centro de investigação Forest Research Centre – CEF.
Após a conclusão do 12º ano no Lycée Français Charles Lepierre em Lisboa em 1983, ingressou no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de 1983/84, tendo concluído a parte escolar da Licenciatura em Agronomia, na especialidade de agro-pecuária em Outubro de 1988.
Em 14 de Maio de 1990, após discussão pública do relatório final de estágio intitulado Luta biológica contra Echium plantagineum L., onde obteve uma classificação de 18 valores, completou as provas necessárias para a obtenção do grau de Engenheiro Agrónomo pelo ISA, com a média final de 14 valores. Foi seu orientador o Professor Catedrático Jubilado, Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública, Joaquim Pedro Pereira Amaro do Instituto Superior de Agronomia.
Em 1994, antes da discussão da tese de Mestrado em provas públicas, apresentou num seminário de Mestrado subordinado ao tema Alguns aspectos da toxicidade de metais pesados em que obteve a classificação de 18 valores. Foi sua orientadora a Professora Catedrática Amarilis Paula Alberti de Varennes e Mendonça.
No ano lectivo de 1991/92 frequentou a parte escolar do curso de mestrado em Nutrição Vegetal, Fertilidade do Solo e Fertilização, na Secção Autónoma de Química Agrícola do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, como Bolseira da JNICT – Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica. Desenvolveu trabalho de investigação, para a elaboração da dissertação intitulada Alguns aspectos da toxicidade de chumbo no bersim (Trifolium alexandrinum L.), com vista à obtenção do grau de Mestre em Nutrição Vegetal, Fertilidade do Solo e Fertilização, sob a orientação da Professora Catedrática Amarilis Paula Alberti de Varennes Mendonça. No dia 7 de Julho de 1994, prestou provas públicas de defesa da dissertação da tese de mestrado, tendo assim obtido o grau de Mestre em Nutrição Vegetal, Fertilidade do Solo e Fertilização, com a classificação final de Bom.
Em 1996 fez uma pós graduação em Soil Pollution and Soil Protection, numa parceria das Universidades de Gent e de Wageningen.
Em 23 de Junho de 2003, apresentou a dissertação intitulada Previsão da disponibilidade de azoto para as plantas a partir da mineralização de resíduos orgânicos aplicados ao solo, com vista à obtenção do grau de Doutor, sob a orientação da Professora Associada com Agregação Fernanda Maria Miranda Cabral e a co-orientação do Professor Catedrático Michael J. Goss da University of Guelph Canadá, onde obteve aprovação por unanimidade.