Coordenação
MIXED – Multi-actor and transdisciplinary development of efficient and resilient MIXED farming and agroforestry-systems (2020-2023) – Coordena a equipa do ISA. Projeto H2020-SFS-2019-2 financiado pela EU, liderado pela Universidade de Aarhus na Dinamarca.
AQUIFER “Instrumentos innovadores para la gestión integrada de las aguas subterráneas en un contexto de escasez creciente de recursos hídricos “- Coordena a equipa do ISA. Projeto Sudoe (2020-2023) SOE4/P1/E1045, liderado por Instituto Geológico y Minero de España.
Projeto REUSE-I, Produção e utilização de água para reutilização no regadio do Alentejo (2019-2020). Coordena a equipa do ISA. Financiado pelo Fundo Ambiental gerido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética, liderado pela ADP Águas de Portugal.
Projeto REUSE-II, Produção e utilização de água para reutilização no regadio do Alentejo (2020-2021). Coordena a equipa do ISA. Financiado pelo Fundo Ambiental gerido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética, liderado pela ADP Águas de Portugal.
Grupo Operacional – NEP–Produção de culturas em elevada Eficiência de Azoto para uma melhor gestão da água.(2017-2021). Projeto PDR2020-1.0.1-FEADER-031453 financiado pelo programa PDR2020, liderado pelo ISA, coordenação geral da signatária.
INMS – International Nitrogen Management System, Atividade 1.6 Understanding the barriers to change at all levels of society (government, private sector and civil society) including technical, financial and socio-political limitations (2016-2021). Financiado pelo Global Environmental Facility GEF das Nações Unidas, liderado pelo Centre of Ecology and Hydrology, UK.
NitroPortugal – Strengthening Portuguese research and innovation capacities in the field of excess reactive nitrogen (2016-2018). A candidatura deste projeto foi avaliada com a nota máxima de 15 pontos e os relatórios finais científico e financeiro foram totalmente aprovados sem restrições. Este projeto deu origem à produção de: 13 candidaturas a projetos internacionais, 6 financiados, 26 artigos publicados e aceites, 1 carta de conclusões do projeto que foi enviada às entidades oficiais portuguesas operando na área da Agricultura e Ambiente, um vídeo didático As duas faces do nitrogénio, um livro infantil A história do azoto, bom em pequenino e mau em grande, um jogo para android NitroSmash, uma coleção filatélica de circulação corrente Nitrogénio, nem demais nem de menos, a versão portuguesa do United Nations Economic Commission for Europe Framework Code for Good Agricultural Practice for Reducing Ammonia Emissions, a organização de 13 eventos com a participação de agricultores ou outros utilizadores do conhecimento, a organização de duas Escolas de formação internacionais, 17 missões de treino científico nos estrangeiro, 12 dos quais organizados pela signatária, 2 teses de mestrado concluídas e 63 apresentações em conferências nacionais e internacionais. Projeto H2020-TWINN-2015 Coordination & support action n° 692331. Financiado pela EU, liderado pelo ISA, coordenação geral da signatária.
Avaliação e sensibilização para o desperdício alimentar na cantina do ISA (2016), projeto desenvolvido com a participação de alunos do3º ano do 1º ciclo de Engenharia do Ambiente, de que resultou a entrega de um plano de redução do desperdício nas cantinas da UL, aos Serviços Sociais da Reitoria, e a publicação de um artigo científico em 2018.
Avaliação do estado da gestão de todos os resíduos gerados no Edifício principal do ISA (2015), projeto desenvolvido com a colaboração da turma da UC Gestão de recursos hídricos efluentes e resíduos. Deste projeto resultou um relatório com o levantamento de todos os tipos e quantidades de resíduos gerados no edifício principal e respetivas sugestões de gestão, que foi entregue ao Conselho de Gestão do ISA.
Avaliar o impacto da atividade agrícola local na qualidade da água na Ribeira da caridade (2014-2015). Projeto de investigação para a empresa Herdade do Esporão. Financiado pelo Esporão. Protocolo com a ADISA, coordenação geral.
Ambipilhas, projecto submetido ao Concurso ERP Eco sustainability award 2013, com Delfina Godinho, Sara Mimo e Patrícia Nascimento, finalistas da licenciatura de Engenharia de Ambiente do ISA. Este projeto chegou à fase final do concurso.
Projeto de colaboração entre a ADISA e a Caixa Geral de Depósitos para financiamento do projeto da Pegada do Azoto, em colaboração com a Universidade da Virginia EUA e com a IIASA 2013. Financiado pela CGD. Protocolo com a ADISA, coordenação geral.
Estudo da pegada do azoto, projeto de colaboração com a universidade da Virginia, EUA (2011). Financiado pela FLAD, Fundação luso-americana para o Desenvolvimento. Protocolo com a ADISA, coordenação geral da signatária.
Intercâmbio científico entre Brasil e Portugal, visando estudos de manejo, tratamento e uso de resíduos pecuários (2010-2012). Ação bilateral no âmbito da Cooperação Científica e Tecnológica FCT/Capes 2010/2011. Proc. 4.4.L00 FCT/Capes. O financiamento deste projeto no segundo ano, foi atribuído após apreciação dos resultados obtidos durante o primeiro ano. Desta cooperação resultaram: a publicação de 3 artigos científicos, 2 teses de doutoramento de alunas brasileiras em regime de sandwich, dois projetos de Mestrado de alunas portuguesas, 3 comunicações em congresso internacional., e o convite para professor visitante de dois membros da equipa portuguesa, incluindo a coordenadora do projeto.
Valorização de resíduos agrícolas e agroindustriais por digestão anaeróbia e reciclagem como biofertilizantes e biogás (2010-2012). Ação bilateral no âmbito do Acordo de cooperação científica Portugal/Argentina 2010/2011. Proc. 441.00 FCT/MinCT. O financiamento deste projeto no segundo ano, foi atribuído após apreciação dos resultados obtidos durante o primeiro ano. Desta cooperação resultou 1 comunicação em congresso internacional, a transferência de técnicas laboratoriais e a instalação de um ensaio na Universidad de Bahia Blanca.
Estudo do potencial agrícola, hídrico e sanitário das diatomites (2010-2011). Projeto de investigação para a empresa VEDAP. Desta parceria resultou a contratação de um Mestre, ao abrigo do projeto Inov-jovem. Financiado pela Vedap e IEFP. Protocolo com a ADISA, coordenação geral da signatária.
