Prestação de Serviços
e Consultoria

Para além da atividade puramente científica, a signatária tem desenvolvido parcerias com empresas e elaborado projetos de caráter técnico, bem como consultoria em projetos nacionais e internacionais por convite. Tem elaborado candidaturas para projectos de investimento no âmbito do reforço do tecido empresarial agrícola (linhas programáticas 797, Agro e PDR2020), que engloba um conjunto diversificado de apoios que visam incentivar uma sólida aliança entre a agricultura, enquanto actividade produtiva moderna e competitiva e o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais nas vertentes ambiental, económica e social. Os projetos abaixo mencionados foram todos aprovados e realizados. Para além disso, tem sido convidada para participar em reuniões de caráter científico como consultora e moderadora.

. Faz parte do Advisory Board do projeto MILKEY, aprovado para financiamento ao abrigo do programa EraNet 2019. Este projeto é liderado pelo ATB Germany.

. Rosário MR, Rolim J, Valente F, Cordovil CMdS, Faro A 2018. O balanço de N agrícola na zona vulnerável do Tejo e a qualidade subterrânea. Apresentação à Comissão de Acompanhamento das Zonas Vulneráveis. DGADR 28 Jun 2018.

. Em 2014/15 desenvolveu uma parceria entre a ADISA e a Herdade do Esporão para avaliar o impacto da atividade agrícola local na qualidade da água na Ribeira da caridade. Desta parceria resultou o projeto de Mestrado do aluno Luís Cruz.

. Desde 2013 tem desenvolvido o projeto Pegada do azoto, uma colaboração entre a ADISA e diversas entidades patrocinadoras, como por ex a Valorfito e a CGD. Desta parceria resultou a contratação de duas Mestres em Engenharia do Ambiente, Vitória Nascimento e Soraia Cruz, ao abrigo do projeto Inov-jovem.

. Em 2010 e 2011 desenvolveu uma parceria entre a empresa VEDAP e a ADISA para o estudo do potencial agrícola, hídrico e sanitário das diatomites. O projeto que teve a duração de 2 anos em que se desenvolveram diversos estudos com vista a avaliar o produto em culturas herbáceas, arbustivas e arbóreas. Desta parceria resultou a contratação do Mestre em Engenharia do Ambiente, Tiago Alves, ao abrigo do projeto Inov-jovem.

. Em 2010 fez parte do projeto de colaboração ADISA e Associação dos regantes e beneficiários do vale do Sorraia, para avaliação do potencial de utilização das águas no canal de Rega no vale do Sorraia. Deste processo resultou a contratação do Mestre em Engenharia do Ambiente, Gonçalo Sousa, pela ARBVS, onde se encontra até à data.

. 2007 – Projecto SIVETUR ref 00.9353

. 2004 – Projecto AGRO – medida 1 ref 2004.6100.1265.2

. 2003 – Projecto AGRO – medida 1 ref 2003.61.001517.8

. Projetos 797 de requalificação da exploração agrícola.

Avaliação Competitiva de Projetos

. Em 2020 está a avaliar projetos H2020 do concurso CE-RUR-08-2018-2019-2020 scope D.[2020] Bio-based fertilisers from waste water and sewage sludge (RIA), que deverá ter lugar no mês de março.

. Em 2020 está a avaliar projetos para o TALENT Doctoral Programme based at the Faculty of Science/University of Copenhagen and co-financed by Horizon 2020/the Marie Skłodowska-Curie programme, que deverá ter lugar no mês de março.

. Em 2019 fez avaliação de projetos para o TALENT Doctoral Programme based at the Faculty of Science/University of Copenhagen and co-financed by Horizon 2020/the Marie Skłodowska-Curie programme.

. Em 2019 fez avaliação de projectos PICT, integrando o Banco de avaliadores do FONCyT, Argentina.

. Em 2018 fez avaliação de projectos para a GIF’s Board of Governors (The German Israeli Foundation for Scientific Research and Development), para o The German-Israeli Foundation (GIF) Young Scientists Program.

. Em 2017 e 2018 fez avaliação de projectos para a Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica (ANPCyT) da Argentina.

. Em 2015 fez avaliação de projectos para a Fundação para a Ciência e Tecnologia FCT, no programa Alentejo 2020.

. Em 2015 fez avaliação de projectos europeus H2020 como vice chair do painel de avaliação. Não chegou a desempenhar esta tarefa por haver propostas da Universidade de Lisboa que poderíam gerar conflito de interesses.

. Desde 2013 faz avaliação de projectos para a Polish National Centre for Research and Development (NCRD) – governmental agency responsible for funding R&D in Poland, nos programas Grant Scheme of the Polish-Norwegian Research Programme, Natural environment, agriculture and forestry – BIOSTRATEG Programme, LIDER Programme, INNOCHEM Programme, Smart Growth Operational Programme 2014-2020, Operational Programme Smart Growth, INNOSTAL.

. Em 2007 recebeu convite, da Comissão Europeia, para integrar painel de avaliação de projectos internacionais submetidos, aquela entidade, ao abrigo do programa FP7-KBBE-2008-2B, Activity 2.1. Sustainable production and management of biological resources from land, forest and aquatic environments. Desde então tem colaborado com a União Europeia na qualidade de avaliadora independente (International expert) nos programas abertos desde então, incluindo o H2020.

. Em 2007 recebeu convite com financiamento para visitar o MTT Finlândia para fazer avaliação de programa de PhD da aluna Anni Kokkonen.

Transferência do Conhecimento – Prestação de Serviços e Consultoria